Panetone e Chocotone

Panetone e Chocotone

O panetone é um alimento tradicional da época de Natal, de origem milanesa, do norte da Itália. Várias lendas tentam explicar a sua origem. O pão doce de natal possui fragrância discreta de baunilha e recheio de frutas secas, tais como damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra e uva passa. Apesar de geralmente ser associado á cultura milanesa, tendo a forma alta e mais fina, há também o panetone piemontês, diferente apenas por ser mais largo e redondo

Durante sua fabricação a massa passa por um processo de fermentação natural que busca garantir que o panetone fique com uma consistência macia. Com o tempo a receita sofreu diversas inovações, e aprimorada deu origem a versões como Chocotone, Sorvetone e Colomba Pascal, variações mais conhecidas da receita.

O produto final é rico em carboidratos e possui grande quantidade de gordura: uma fatia de 80 gramas do panetone da marca Nestlê, por exemplo, possui cerca de 280 Kcal.

A palavra panetone (do italiano panettone) tem sua origem no vocábulo milanês panatôn ou panattôn, de origem e significados controversos

Uma antiga lenda diz que o panetone foi criado no século XVII por um padeiro da região da Lombardia chamado Toni, que se apaixonou por uma moça e, para impressionar seu sogro, criou uma nova receita de pão recheado com frutas cristalizadas. Com o tempo esse pão recebeu o nome de “pan di toni”, ou seja, pão de toni, que com o tempo passou a ser chamado de panetone.

A panificadora & confeitaria Torrespane disponibiliza a seus estimados clientes o tradicional Panetone e também um delicioso Chocotone, recheado e envolto em chocolates de alta qualidade!